Skip to main content

O CBTD 2021

Com o tema “Felicidade: Prazer em desenvolver”, o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD) aconteceu entre os dias 23 e 25 de Junho. O evento promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) teve nesse ano, uma versão totalmente online. O CBTD 2021 aconteceu por meio de uma plataforma que possibilitava aos participantes transmissões ao vivo e palestras gravadas.

Com o intuito de abordar a humanização, interatividade, acolhimento e qualidade de conteúdo o congresso foi dividido entre: Capital humano; Planejamento e Avaliação de Programas de Treinamento; Metodologias e Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento de Liderança.

Abertura do Congresso

A programação teve como abertura a presença ilustre, da Monja Coen, que começou tocando a trilha dos Jetsons e em seguida fez um exercício de respiração. A Monja ainda nos lembrou da importância de aceitarmos quem somos, de nos autoconhecermos e de termos um propósito, para uma vida mais feliz.

Coen ainda destacou a importância dos encontros para a troca de ideias e conhecimento, além de falar sobre o acolhimento a outras pessoas. Por fim, a Monja deixou uma frase bem conhecida, “Um erro só é um erro quando não aprendemos nada com ele”, da Walt Disney.

Os melhores momentos do primeiro dia

Após essa abertura incrível no primeiro dia de evento, pudemos acompanhar salas ao vivo com temas como mundo phygital, novo conceito que une o mundo físico e digital simultaneamente, debatendo o mindset digital, a importância das empresas se reinventarem para não perderem mercado, e o papel da tecnologia no mundo de hoje.

Ainda sobre o mundo online, vimos que 80% do conteúdo que as empresas precisam já existem na própria empresa ou na internet. E ainda foi destacada a necessidade de as empresas manterem a atenção redobrada com o mundo digital.

O evento ainda nos entregou a receita de uma curadoria de conteúdo de qualidade e a importância do microlearning; brainstorm para melhorar o engajamento de equipes no mundo remoto. E, foi possível entender como juntos, o marketing e o treinamento e desenvolvimento podem gerar resultados!

O segundo dia de congresso

No segundo dia, entre os trending topics estavam as novidades do mundo FANI, que traz para pauta um mundo cada vez mais caótico, onde a maioria das pessoas está fadigada, o que afeta diretamente a criatividade.

Para reverter essa situação é preciso criar identidade, ter um ambiente externo autêntico, mas principalmente, um ambiente interno de segurança para criar e ser criativo. O cérebro é preditivo e toma decisões através de nossas experiências. É preciso nos reconectarmos com pessoas e grupos.

O dia 2 do CBTD mostrou também a neurociência aplicada através do storytelling, nos ensinando que não é preciso um filme para nos emocionarmos, que curtas histórias bem desenhadas, também são capazes disso. E, que, mais poderosa que uma história bem desenhada, é uma história que vira música, a música é uma poderosa transmissora de informação.

O encerramento do CBTD 2021

Para encerrar (ou não) o congresso de 2021, o assunto de destaque foi liderança e autonomia de equipe.

O que aprendemos? Que líder bom é aquele que se torna dispensável o mais rápido possível. Porque isso mostra que ele formou uma equipe com liberdade para criar. Para isso, ele precisa “tocar a música” para seu colaborador “dançar”. O líder dá o tom e com o tom a equipe consegue dançar a música que a empresa precisa!

No último dia ainda foi possível acompanhar palestras simultâneas que foram de temas como: facilitar conversas diversas nas empresas, gamificação e analytics;

E para fechar de maneira ilustre, vimos um encerramento de arrepiar que ficou por conta de Murilo Gun e a banda Reverb que mostraram que as pessoas não podem se levar tão a sério, quando adultos vamos perdendo a essência das brincadeiras!

Por fim, Murilo destacou a missão imprescindível dos profissionais de RH, que tem a função de criar um ambiente leve e com amor, porque o amor contamina!

E acaba por aí, Fábrica?

E se a gente te disser que não acaba por aí…

Todo esse conteúdo incrível que rolou ao vivo e maisssss 180 atividades gravadas, ficarão disponíveis na plataforma até o dia 31 de dezembro de 2021. Ou seja, SEIS meses para que você tenha tempo de acompanhar tudo!

E, adivinha quem está por lá?

Se você pensou na Fábrica de Criatividade, acertou!

Com duas palestras disponíveis, causamos conhecimento no CBTD falando sobre Mindset Digital e 8 algoritmos para inovar através da tecnologia com o mago da criatividade, Denilson Shikako…

Clique na imagem e acesse a palestra

… E, ainda falamos sobre um dos assuntos mais pautados dos últimos tempos, Diversidade e a construção de uma liderança consciente, com apresentação da musa da diversidade Pâm Stracke e do nosso CEO, sócio & consultor Matheus Cardoso!

Clique na imagem e acesse a palestra

Se ainda não se inscreveu na CBTD 2021, mas adorou o tema, que tal ler um pouco sobre “Como A Diversidade No Ambiente De Trabalho Potencializa Resultados” !