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Será que o phygital é o futuro de tudo?

Você, alguma vez, já ouviu falar sobre o termo “phygital”?

Não, então aproveite essa leitura porque a Fábrica te contará o que significa esse novo conceito, seus benefícios e a importância que ele terá no cenário dos negócios daqui em diante, já que o phygital é o futuro das coisas.

Já começamos te explicando que Phygital é a junção das palavras em inglês physical + digital. Ou seja, o conceito une a experiência física e digital dos consumidores ou usuários, com o intuito de qualificar as suas experiências.

Esse ecossistema define a época que estamos vivendo. Cada dia mais a tecnologia toma conta do nosso dia a dia e, com o seu avançar, o mundo mudou, assim como as necessidades do ser humano. Isso se fortaleceu ainda mais, durante a pandemia, onde passamos a viver um cenário mais híbrido.

Phygital tomando conta do cotidiano

Nos últimos tempos, você se lembra de algum momento em que tenha vivenciado um

tipo de compra, interação ou pagamento pelo produto/serviço de maneira não muito tradicional

Sabe aquela roupa que você provou na loja física e depois comprou pelo site? Ou então aquela conta que você pagou pelo app do banco? Ou até mesmo, sabe aquela festa da empresa que aconteceu on-line, mas que você recebeu os comes e bebes na sua casa? Isso é o mundo moderno, isso é o mundo phygital!

A ideia é que as pessoas passem cada vez mais a poder optar pelo canal de preferência, de acordo com a situação em que se encontra. O phygital foi pensado para ser um facilitador, com o intuito de agradar e fidelizar cada vez mais os consumidores.

Cases

Grandes marcas já vêm investindo no phygital por saberem que esse é o futuro do marketing. Dessa maneira, aperfeiçoam cada vez mais a experiência do cliente, a Amazon é um exemplo. A gigante do varejo tem unidades físicas com a proposta de “pegar e levar”, sem filas na hora de pagar.

Funciona assim, o cliente aproxima o celular numa leitora na entrada da loja e ao pegar o produto, ele precisa apenas identificá-lo no aplicativo da empresa. Assim, os produtos são incluídos automaticamente no carrinho e pagos totalmente on-line no final da compra, pelo app.

A Amazon já testava essa tecnologia desde 2016, mas apenas lançou ao público em 2018, como “Amazon Go”. A companhia já tinha 26 lojas que funcionavam dessa maneira nos Estados Unidos, em 2021 a marca expandiu o conceito abrindo uma “Amazon Fresh” em Londres.

Como exemplo de casos no Brasil, o Itaú é uma marca que também tem apostado no Phygital. O banco que, ainda opera com agências, têm dado cada vez mais possibilidades e opções para que os usuários resolvam suas pendências pelo app. Desde pagamento de boletos à depósito de cheques, pedidos de empréstimo e financiamentos.

O Itaú chegou até a investir em publicidade, apresentando o phygital da marca ao público com um comercial de tv.

Como integrar o conceito ao seu negócio

Aposte na comunicação com o seu cliente. É preciso que o relacionamento com o cliente use a mesma linguagem tanto no atendimento físico, quanto digital. Nenhum usuário quer ser bem tratado na internet, onde a marca fica mais exposta, mas ter um atendimento frio e independente no ambiente físico.

Invista em ações que unam o online e offline. Afinal, é sobre isso que se trata o phygital, na união desses dois mundos. Pense na sua persona e use a criatividade e o planejamento para descobrir de qual forma poderia agradar seus clientes. Exemplo simples: se você tem uma loja de doces, faça um ambiente instagramável ou utilize o QR Code para apresentar o cardápio.

Ofereça experiências UAU. Os detalhes é que fazem a diferença! Pense naquilo que ninguém nunca pensou antes no seu ramo. As pessoas não compram produtos, elas compram sensações e experiências vividas… Se esforce para se destacar dos seus concorrentes.

União do mundo físico e digital, a Fábrica causa

A Fábrica é especialista em causar com criatividade e ferramentas para que você saia do tradicional. Se sua empresa está precisando de novas alternativas para conquistar seus clientes, é só nos chamar no ícone do whatsapp. Nós somos movidos a desafios!

Fontes:

Nerd Web | Zapt Tech | Penze