Skip to main content

Por Karina Mendes 

O estagiário de hoje é treinado para virar líder amanhã

Durante o período de faculdade é natural os estudantes já pensarem no momento do estágio, afinal, as aulas teóricas são extremamente importantes para o entendimento da profissão, mas é na prática, vivendo a rotina daquilo que se escolheu fazer que se tem certeza de que fez a escolha certa. E, o estagiário de hoje, quando treinado da maneira correta, é o CEO de amanhã!

Novas gerações chegando no mercado de trabalho

Parece que 2000 foi ainda ontem, mas lamentamos te dizer que duas décadas já se passaram e isso significa que, os nascidos entre o final dos anos 90 e o começo dos anos 2000, ou mais conhecidos como geração Z, estão chegando ao mercado de trabalho. E o que isso significa?

Já falamos por aqui que a tecnologia está avançando de forma cada vez mais rápida, consequentemente, o mundo tem acompanhado essas evoluções e o ritmo dessas mudanças. – A pandemia acelerou ainda mais essas adequações!

Prova disso, é o mercado de trabalho, que sentiu essas mudanças e começou a transformar alguns velhos hábitos. A maneira que contrata seus colaboradores, é um deles. Hoje em dia, tem empresas que trocam o bom e velho CV por vídeos de apresentação. Quem imaginaria isso um dia?

Essas evoluções tem muita influência da geração Z, afinal, estamos falando de uma faixa etária que cresceu em meio a era dos computadores, smartphones e principalmente, das mídias sociais. É sobre uma geração imediatista, que expira mudanças e não se prende ou cria raízes a coisas ou lugares que não a fazem feliz.

Benefícios dos times multigeracionais

A união entre a geração veterana que possui bagagem de mercado, incluindo conhecimento de mercado e estratégias certeiras, com a vontade de arriscar e transformar tida pelos estagiários é a receita perfeita para empresas visionárias.

Além das diversas trocas de conhecimento e vivências entre as gerações, empresas que contam com a diversidade, de maneira geral, em suas equipes, são 11x mais inovadoras e seus colaboradores são até 6x mais criativos, segundo pesquisa realizada pela Accenture.

Em entrevista para o podcast da Fábrica, o “Fabricast, nosso convidado e parceiro Luiz Menezes, que tem apenas 21 anos e já é CEO da sua própria empresa, a Trope, contou um pouco de sua trajetória profissional. 

Ele começou com um estágio numa produtora de eventos, onde todas as atrações passavam por sua aprovação. Luiz revelou que seu pensamento moderno fazia total diferença nas tomadas de decisão da empresa.

“As pessoas do escritório estavam muito abertas a ouvir a minha opinião. Ainda que eu tivesse pouca idade e não tivesse experiências profissionais anteriores, eles me contrataram por verem força de vontade, por verem meu gás e a vontade de fazer acontecer. Era disso que eles precisavam”, relata Luiz no episódio #2 do Fabricast.

Treinando os talentos para o topo

Muitas empresas vêem em seus estagiários potenciais talentos, mas acabam não investindo por acreditarem que eles não criarão raízes. Porém, a verdade é que os estagiários só irão embora se não apresentarem evolução. Entretanto, se eles forem criativos e trouxerem retornos positivos podem permanecer numa mesma empresa durante anos.

Treinar os estagiários é deixar um legado para eles pro resto da vida. E como prepará-los para os melhores resultados, para que um dia seja feita a passagem de bastão e eles possam até mesmo se tornarem líderes?

Com projetos pensados especificamente para eles, isso é muito possível! Sua empresa não sabe como fazer isso? A Fábrica pode ajudar com a nossa Trilha de Estagiários.

Dentre a programação da nossa trilha, estão atividades como: estagiários que foram efetivados dando dicas do perfil que os novos estagiários precisam ter para conseguirem uma vaga efetiva; os estagiários tendo um dia como CEO; e também, é possível que eles vivam um dia como operários, conhecendo o dia a dia de outras áreas!

Trilha de estagiários eficaz

Com as mudanças e evolução das coisas é preciso mudar também a forma como esses estagiários são treinados e capacitados. A Fábrica está apta a transformá-los em profissionais completos!

Quer saber mais sobre a nossa Trilha de Estagiários épica que transforma jovens talentos em futuros profissionais de sucesso? É só nos contatar pelo whatsapp disponível aqui no nosso site!

Fontes:

UniBH | Folha de Londrina | Blog Vee Digital | Economia SC |