Entendendo o processo de onboarding do colaborador
Para início de conversa, já te explicamos que o onboarding do colaborador representa o processo de integração do novo funcionário em uma empresa.
O mercado vem mudando constantemente e com o passar do tempo notou-se uma necessidade de cuidar do bem mais precioso que uma empresa pode ter: seus funcionários. A ideia de que companhias são potes de ouro e que os contratados estão ali pedindo por uma moeda ficou para trás.
Hoje, empresas e colaboradores aliam propósitos!
A jornada de experiência do colaborador ainda vai além
Além do onboarding, atualmente o processo de jornada de experiência do colaborador conta com o pré-bording e o pós-bording.
O pré-bording é a etapa que antecede o onboarding e consiste em tudo aquilo que é preparado de forma estratégica para organizar a chegada de uma ou mais pessoas. O intuito é preparar os elementos que são necessários para que aquelas pessoas possam executar suas funções com qualidade. Além de integrar o colaborador para que ele se desenvolva.
Já o pós-bording é a carreira do funcionário dentro da companhia e pode variar de empresa para empresa, mas basicamente se trata da preocupação do empregador com o desenvolvimento do colaborador, desde seu início até mesmo, com a forma que ele será desligado, sendo realizadas até entrevistas para entender os motivos do desligamento.
O valor de um onboarding de qualidade
Em primeiro lugar, é necessário manter o nível de motivação do funcionário. Além da questão da humanização, de entregar um ambiente leve e agradável para aquela pessoa, o funcionário motivado e feliz terá suas entregas muito mais eficazes.
Outro benefício do onboarding, é que quando realizado da maneira correta, garante uma relação muito mais sólida entre o empregador e o colaborador. Isso se dá devido ao alinhamento de princípios e valores, já que o contratado entende a missão da empresa e o seu papel nessa missão.
“Não existem bons ventos para um barco a vela sem rumo”
já diria nosso fundador e consultor Denilson Shikako parafraseando (Sêneca).
O onboarding ainda tem o poder de diminuir o turnover das companhias, devido ao direcionamento correto de expectativas das duas partes. – Turnover é a conta que se faz do número de entradas e saídas de pessoas em uma empresa, ou seja, a rotação de contratados.
Daniel Costa, nosso líder de propósitos e pessoas acredita que quando o onboarding é feito de maneira errada, provoca no colaborador um sentimento de não pertencimento.
“Quando esse processo não é bem-feito, a empresa não gera sensação de pertencimento aos seus funcionários, não gera conexão entre as pessoas. Isso faz com que as pessoas comecem a sentir já no início que ‘foi jogada em algum lugar’, ela não se sente acolhida por aquele lugar”
Daniel Costa
Acreditamos em experiências memoráveis e ajudamos nossos clientes nessa missão
Na Fábrica, acreditamos em experiências memoráveis, por esse motivo, ajudamos nossos clientes a desenvolverem onboardings digitais totalmente disruptivos e tangíveis. Tudo isso garantindo tanto para o lado do contratante quanto para o contratado o conceito dos 3 E’s: eficiência, eficácia e experiência.
Recentemente fomos contratados por uma empresa que precisava avaliar se, depois de adaptado para digital, seu onboarding continuava funcionando com qualidade, acompanhamos então a formação inteira de cerca de cinquenta novos colaboradores desde a sua chegada, até a entrega para operação.
Avaliamos todo o processo e paralelamente delegamos a nossa equipe, a função de entrevistar operações de nível global para entendermos quais eram as melhores práticas de onboarding. Após essa primeira pesquisa, realizamos um encontro de ideações e chegamos em 64 ideias de possíveis melhorias para o nosso cliente.
Um case de sucesso
Entre as primeiras mudanças, mostramos ao nosso contratante que só temos uma oportunidade de gerar boas impressões e que faltava encantamento no primeiro contato.
Entre as dezenas de mudanças propostas, estavam a curto prazo: convites para os novatos, a criação e fornecimento de checklists de desenvolvimento, presença de um “buddy” (parceiro em português) e a utilização de mais ferramentas digitais, como snap camera, teams, kahoot, entre outras.
Já a médio e longo prazo, indicamos um manual de boas práticas de quem já passou pela mesma função, microlearning em formato Tik Tok, um site integrador de toda experiência de aprendizado, gamificado, interativo, que transforma a experiência e acelera a curva de aprendizado, entre diversas outras ideias!
“É preciso assegurar que os colaboradores entendam suas funções, quais são as expectativas como um todo, e mostrar a cultura e o senso das normas organizacionais. Afinal, a pessoa precisa ver para conseguir entender o que é. Eu uso muito um ditado ‘uma vez sentido verdadeiro é’”, diz nosso líder de propósitos e pessoas.
E que tal contratar nosso onboarding?
Sua empresa precisa melhorar a forma como recebe seus novos contratados? Que tal conhecer um pouco mais sobre o programa de onboarding da Fábrica…Entre em contato com o nosso time comercial e agende um bate-papo!