As trocas e benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

Antes de tudo, começamos lembrando que a diversidade no ambiente de trabalho além de ensinar sobre nós mesmos e sobre o outro, permite trocas valiosas de conhecimento e vivências. Bem como, é capaz de impulsionar de muitas maneiras os resultados de uma equipe.

Quando as organizações abrem as portas para pessoas de diferentes idades, raças, nacionalidades, posições sociais, orientações sexuais e mobilidades, elas mostram não apenas estarem cumprindo seus papéis quanto às responsabilidades sociais, mas também estarem ligadas de que o caminho da inovação está nas diferenças.

As companhias que optam por valorizar a pluralidade, definitivamente, decidem por acolher colaboradores em suas mais demasiadas diferenças, apoiando a inclusão e acima de tudo, a tolerância.

A diversidade no ambiente de trabalho virou legislação

Como resultado de uma luta por igualdade, em julho de 1991, uma vitória: foi constituída a Lei nº 8.213, conhecida como Lei de Cotas. Essa lei obriga, primordialmente, empresas com mais de cem funcionários a preencher de 2% a 5% de suas vagas do quadro de funcionários com reabilitados ou pessoas com deficiência (PCD) . Porém, é fato que a diversidade vai muito além.

Dados importantes sobre a diversidade nas empresas

Em primeiro lugar, já te contamos que uma pesquisa da McKinsey aponta que empresas que investem na diversidade lucram até 33% mais. Além disso, segundo a Accenture, a pluralidade é uma forte aliada da inovação, já que, organizações inclusivas são 11 vezes mais inovadoras e seus colaboradores são 6 vezes mais criativos do que os dos concorrentes.

Contudo, nem todos os números ainda representam o mundo ideal que gostaríamos. De acordo com pesquisa do Instituto Ethos², realizada com as 500 maiores empresas do país, apenas 4,7% das pessoas pardas e negras ocupam cargos executivos. No caso de mulheres negras esse número cai para 0,4%.

Além disso, estudo da Revista HSM Management aponta que 3,29% das companhias, o que representa quase um terço das empresas, não contratam nenhuma pessoa com deficiência. Os dados mostram como ainda é forte o preconceito e como é grande a falta de oportunidades para esse grupo de profissionais.

Do mesmo modo que, mulheres só representam 13% das vagas de liderança, conforme pesquisa do Instituto Ethos². Em contrapartida, estudo aponta que mulheres em cargos de poder podem trazer desempenho financeiro 21% superior aos negócios.

Em suma, uma pesquisa feita com 230 profissionais LGBTQIA+, de diferentes lugares e idades do Brasil mostra que 41% das pessoas desse grupo afirmam ter sofrido discriminação por sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho. Outro dado importante apurado é que 33% das empresas não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de liderança.

Os benefícios da diversidade nas companhias 

Aumento da criatividade organizacional

A princípio, as companhias que valorizam as diferenças, criam em suas equipes liberdade para serem autênticas. Essa autenticidade influencia a originalidade de seus trabalhos. Quanto mais diversificado o time, maior será o número de ideias apresentadas pelos colaboradores. Logo, as chances de a organização ter bons resultados aumenta.

Inovação        

Estudo da revista Forbes mostra que a diversidade no ambiente de trabalho é um dos principais impulsionadores de um ambiente inovador. Conforme a pesquisa, uma força de trabalho diversificada e inclusiva é essencial para as companhias que desejam atrair os melhores talentos.

Redução de conflitos

Num ambiente propício às diferenças, as equipes tendem a ter mais facilidade para lidar com divergências na rotina de trabalho. Dessa forma, opiniões distintas não viram atritos, pelo contrário, em alguns casos se tornam pautas de debates saudáveis.

Desenvolvimento em primeiro lugar

Idade, identidade de gênero, nacionalidade, etnia e deficiência, são questões secundárias. Assim, o importante é a capacidade de cada um, somada à qualidade e a eficiência das suas entregas.

Melhores resultados

Logo, todos esses benefícios impactam positivamente, de maneira direta, os resultados de uma empresa que preza pela diversidade e igualdade de seu time. Profissionais engajados produzem mais e de maneira melhor.

Humanização 

Por último, mas não menos importante, aliás, talvez o maior valor esteja nesse item, sua empresa fica mais inclusiva e consequentemente, mais humanizada. Deixando de lado o mercado de trabalho, aqui estamos falando sobre seres humanos que têm a liberdade de serem simplesmente, o que são.

A Fábrica tem um workshop sobre diversidade

E como a Fábrica faz tudo, logo, preparamos um workshop completo sobre diversidade. Se quiser saber mais sobre esse e outros workshops ou palestras é só entrar em contato pelo nosso e-mail.

Por Karina Mendes

Fontes: Estácio, Kenoby, Oitchau, Solides