Skip to main content

O evento Bahia Connect 2025 começou com tudo este ano!

Com atrações como Luis Justos (Rock in Rio), Fernando Torquatto, Giulia Bordignon, Wanderley Meira, Arthur Santos entre outros nomes incríveis.

O evento é 100% gratuito e ocorre nos dias 10,11 e 12 abril no Centro de Convenções de Salvador (Bahia).

Nós da Fábrica de Criatividade estamos como mestre de experiências no evento, ou seja, não deixamos o evento perder a energia e criamos micro experiências entre as palestras para deixar o dia muito mais leve, divertido e dinâmico.


Denilson Shikako – Mestre de Experiências Bahia Connect 2025

O dia 10/04 trouxe painéis diversos passando por temáticas como gastronomia, moda, turismo, tecnologia, educação entre outros. Vamos trazer os principais highlights do que conseguimos acompanhar neste dia de Bahia Connect 2025!

Arthur William, Supervisor de Tecnologias Educacionais no Departamento Nacional do SENAC, mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ) e doutorando sobre Inteligência Artificial (Fiocruz).

O tema tratado foi I.A e o futuro da educação profissional. Arthur trouxe diversos cases do Senac, onde atua como supervisor, para provar que a educação precisa utilizar a I.A. intencionalmente na educação.

Falou sobre as revoluções tecnológicas e como já vivemos diversas transições transformadoras. Desde a revolução da luz/energia até agora, chamada de Quarta Revolução, que é do GPT. E não como todos conhecemos de chatGPT, mas sim de General Purpose Technology. 

Estamos na era de desenvolver essa tecnologia transformadora, com propósito.

Hoje, estamos vivenciando a construção de IAs de todos os segmentos e tipos.

E segundo Arthur, 2025 será o ano das IAs especialistas e não mais as generalistas. Ou seja, vamos procurar uma IA para nos ajudar com vídeo, outra com texto, outra para pesquisas e assim por diante.

A questão que fiquei pensando é sobre o paradoxo da tecnologia VS humano.

Enquanto nós buscamos tecnologias especialistas, o Google é um ótimo case de buscador que deu certo por ser apenas um buscador, enquanto muitos de seus concorrentes tentaram se manter na competição, mas eram tecnologias que serviam para mais de uma função (MSN, Yahoo etc),  e nós, humanos, não valorizamos. O Google cresceu por ser especializado em uma única coisa.

Hoje, o ser humano está sendo cobrado por ser generalista, ou seja, ser o humano por trás de entender e saber usar diversas ferramentas. E fica o questionamento, será que isso vai mudar?

Arthur comentou sobre os diferentes tipos de IA: substituição, geração, ampliação e transferência. E que o ser humano não vai ser substituído por I.A mas que as pessoas precisam saber usar a IA pois a substituição tem mais a ver com quem sabe usar a tecnologia disponível X quem não sabe.

Wanderley Meira, por sua vez, como ator Produtor Cultural, Professor de Língua Portuguesa e Mestre em Educação pela UFBA, criou um painel que misturava poesia, música e projeção.

Brincou com a tela, trazendo versões de si mesmo na tela em forma de projeção mapeada enquanto recitava reflexões com músicas.

Trouxe para pauta que estamos na era da TRANSITIVIDADE, que se inspira na filosofia de  Heidegger, filósofo alemão, que fala sobre o SER.

“Educação é  oportunidade oferecida e não serviço prestado”, diz Wanderley. 

E essa frase me gerou a reflexão sobre, entender que realmente aprender e absorve quem quer.

Muitas vezes pensamos na educação como algo que “pagamos e recebemos”, algo que vai meramente para uma transação comercial. Porém, a educação é um direito e uma ponte para transformação. É algo que empodera, abre portas, e amplia os horizontes.

Já parou para pensar se você de fato está utilizando dessa ponte de transformação para melhorar e ampliar suas perspectivas?

Após os painéis principais, tivemos diversos painéis menores e simultâneos na Arena.

A Arena principal se transforma de um palco único para 4 palcos menores, onde as diferentes palestras são transmitidas por rádios.

Como ainda sou uma só, não consegui acompanhar os 8 paineis que tiveram mas os que acompanhei, trago alguns highlights:

Saúde mental : necessidade de olhar para o jovem como sua rede de apoio.

Falta conhecimento dessa rede e esses devem se atualizar, principalmente, perguntando diretamente ao jovem tudo aquilo que quer saber.

Turismo experiência, Marta Poggi nos trouxe algumas tendências super interessantes.

 o comportamento do ser humano está se modificando, e algumas tendências que devemos acompanhar são:

-Espaços de bem-estar – hoteis, restaurantes e espaços de convivência, estão se moldando para oferecer serviços de wellbeing.

-Turismo de hospitalidade crescerá com pessoas cada vez mais cansadas mentalmente e buscando lugares para se desconectar.

Locais especializados em sono (turismo do sono), meditação e conexões com o seu eu interior vão ter mais procura.

-Ásia volta a estar no ranking dos destinos mais procurados, em especial a Índia, que traz toda essa experiência de autoconhecimento.

  • O Brasil está nos top 3 países com mais animais (pets) do mundo. Turismo Pet Friendly irá aumentar.
  • O turista quer deixar legado: estão em busca de experiências, e de preferência que sejam bem nativas do lugar. O viajante está mais em busca de vivenciar gastronomia local do que entender a história do lugar.
  • O turismo vai ser digital, inovador e sustentável. Para qualquer ação se manter, esses 3 pilares deverão ser considerados.

Mulheres em tech: Giulia Bordignon, desenvolvedora backend e influenciadora digital sobre o tema, traz o convite às mulheres para embarcarem de cabeça nessa profissão e área que é majoritariamente masculina mas que carrega diversas oportunidades para trazer mais qualidade de vida.

Foi comentado sobre o apagamento histórico das mulheres em diversas invenções tecnológicas, como o código COBOL, wifi entre outros, que foram descobertas femininas mas que nunca chegaram à luz. 

A falta de incentivo dos governos e das próprias escolas, faz com que a área continue parecendo algo distante e difícil. Mas Giulia de forma descontraída trata o tema como um ambiente inclusivo e que precisa de mais “espelhos” para que mais identificação aconteça.

Nós não sentimos que pertencemos quando não vemos pessoas iguais a nós nos espaços que frequentamos.

Giulia reforça que nós mulheres, já fazemos ações de desenvolvimento porém não sabemos.

Ações como: 

  • Decomporem partes menores, algo que nós já fazemos por exemplo, quando vamos pensar em uma festinha de aniversário para nossos filhos. Nós dividimos em etapas menores para dar conta.
  • Primeiro vemos o convite, depois o espaço, os docinhos e etc.
  • Reconhecimento de padrões – Encontrar similaridades. Nós estamos o tempo todo tentando encontrar padrões que nos ajudem a fazer a mesma tarefa de forma mais automatizada.
  • Abstração- Simplificação de sistemas complexos, destacando apenas os aspectos essenciais para facilitar o entendimento e a manipulação. Que mulher não faz isso o tempo todo? Desde compras no supermercado até na hora de estudar para uma prova?
  • Filtragem- Envolve a seleção de dados relevantes a partir de um conjunto maior, eliminando informações desnecessárias.
  • Algoritmo – É uma sequência finita de instruções bem definidas que, quando seguidas, realizam uma tarefa específica ou resolvem um problema.
  • Instruções ordenadas – passos sequenciais que devem ser seguidos em uma ordem específica para alcançar um resultado desejado

Mulheres já programam com linguagem humana, agora falta olhar para a linguagem da máquina e se jogar. Se conecte com outras mulheres!

O evento está recheado de experiências imersivas em stands dentro do pavilhão.

Vamos trazer em outro artigo, como foram as nossas experiências nesses locais.

Acompanhe aqui com a gente a cobertura completa do evento!

E se você mora em Salvador, aproveite que ainda tem evento hoje e amanhã.

Se você quer levar treinamentos corporativos de forma divertida para seu evento, entre em contato com nosso time de especialistas e busque pelo Mestre de Experiências!

Temos certeza que você levará seu evento para outro nível.

Vamos juntos?

consultoria@fabricadc.com.br

Fale com nossos consultores clique aqui!