O Web Summit Rio 2025 é um evento multidisciplinar, com diversos temas, palestras, stands, masterclasses e non-stop. Os números da edição de 2025 do Web Summit Rio não são somente estatísticas; são a prova viva de um evento que atingiu uma nova magnitude. Um total impressionante de 34.552 participantes vindos de 102 países desembarcaram no Rio, transformando o evento em um verdadeiro caldeirão cultural e tecnológico. Delegações significativas vieram não só do Brasil, mas também dos EUA, Portugal, Argentina, Chile, Reino Unido, Índia, Singapura e Equador, demonstrando o alcance internacional do encontro.
Um recorde de 1.397 startups de 43 países diferentes escolheram o Web Summit Rio para apresentar suas inovações, um salto notável de 31% em relação às 1.066 startups de 2024. E onde há inovação, o capital segue: 657 investidores de 26 países marcaram presença, representando um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Nomes de peso do venture capital global, como Kaszek Ventures, Andreessen Horowitz, Kleiner Perkins e Upload Ventures, estavam entre os presentes, com investidores vindos não apenas do Brasil, mas também dos EUA, Canadá, Argentina, Singapura, México e Reino Unido, todos em busca do “próximo grande sucesso”. Completando o ecossistema, 516 palestrantes compartilharam seu conhecimento e 846 membros da mídia de 23 países cobriram o evento.
As grandes temáticas abordadas nesta edição de 2025 foram:
- IA – era dos agentes
- StartUps – fundos de investimento
- Blockchain
- Inclusão financeira
- Criadores de conteúdo
- Inovações para inclusão – assistivas
- Saúde mental – mais na parte de startUps do que em paineis de conteúdos.
Achei interessante como o evento trouxe quase todos os conteúdos pautados em IA, em inovações e tecnologias. Independente da área, esses foram os temas que reinaram no evento.
Apenas no último dia, alguns paineis sobre saúde mental foram trazidos à tona. Uma grande expectativa é que nas próximas edições o tema de bem-estar esteja mais presente em palestras/masterclasses.
Sobre a estrutura
O modelo do evento contou com 4 pavilhões dentro do RioCentro, e múltiplos paineis de conteúdos realizados em média de 20 minutos.
A impressão que me deu foi exatamente o famoso FOMO (fear of missing out), onde ficamos o tempo todo pensando “estou nesse painel mas poderia estar em outro”. E também o FOMA (fear of missing advertising), por que ficamos com medo de perder oportunidades de marketing e negócios.
O evento estava com paineis em diferentes pavilhões e estes não eram tão próximos, e além disso, a curta duração dos conteúdos fazia com que perdessemos o painel no deslocamento de um lugar para outro.
Melhorias? A sugestão é que a próxima edição deixe os pavilhões com temáticas específicas e concentre neles os temas. Ex: pavilhão finanças, pavilhão marketing, pavilhão bem-estar.. etc.
Deixar o APP traduzido em português e a localização das palestras ficar mais clara, principalmente quando for em stands de clientes. Em vez de estar o código E324 estar escrito: STAND SENAC. Os paineis principais, deixar com uma duração maior de 30 a 45 minutos também ajudaria.
Foco em IA e Inovação
A Inteligência Artificial se destacou como um tema central, com discussões sobre aplicações práticas em diversos setores, desde plataformas de software até a indústria aeroespacial. Houve também menção ao conceito de ‘Agentic AI’, que representa uma nova fase na evolução da IA.
Agora, o objetivo é fazer com que as pessoas ensinem a máquina a fazer atividades que elas fazem hoje em dia e com isso, esses agentes, reduzirão o tempo e trarão eficiência para o processo. Os agentes inteligentes são a grande aposta.
Protagonismo Feminino na Tecnologia
Um aspecto muito relevante foi a expressiva participação de mulheres no evento, tanto em número de participantes quanto na liderança de startups. O programa ‘Women in Tech’ e as parcerias com diversas comunidades reforçam o compromisso com a diversidade e inclusão no setor tecnológico. Achei algo interessante sobre isso, pois diversas mulheres CEOs, gestores de VCs se apresentaram e trouxeram esse olhar para diversidade. Porém, quando olhamos para o espaço de Pitch de novas StartUps para captação de investimento, notamos a baixa presença feminina.
Ou seja, fica o questionamento se o evento acabou fazendo um recorte (feliz) de mulheres na liderança da tecnologia mas que ainda é pouco representativo e que ainda as mulheres se arriscam pouco a empreender.
Web Summit Rio 2025: Em Números
Métrica | Número/Valor |
Participantes | 34.552 |
Países (Participantes) | 102 |
Startups | 1.397 |
Países (Startups) | 43 |
Crescimento Startups vs 2024 | +31% |
Startups Fundadas por Mulheres | 647 (46%) |
Crescimento Mulheres vs 2024 | +34% |
Investidores | 657 |
Países (Investidores) | 26 |
Crescimento Investidores vs 2024 | +32% |
Parceiros | 171 |
Palestrantes | 516 |
Mídia | 846 |
Grandes nomes da indústria trouxeram suas perspectivas:
- Nvidia: Representada por Marcio Aguiar, Diretor Executivo , a gigante dos chips destacou seu papel no desenvolvimento de softwares e frameworks (mais de 900 disponíveis em nvidia.developer.com) para otimizar a IA. Aguiar ressaltou a necessidade de uma “mudança de mentalidade” nas organizações para aplicar a IA de forma eficaz e apresentou o conceito de IA Agente (Agentic AI). Trouxe o ponto de que a Nvidia demorou 13 anos para se encontrar e que devemos ter menos ansiedade sobre já saber tudo sobre IA, que precisamos trabalhar nossa mentalidade para se abrir a aprender mas sem se desesperar.
- OpenAI: Com Nicolas Robinson Andrade, Head de Assuntos Globais para América Latina e Caribe , a presença da OpenAI sinalizou a importância estratégica da região. As discussões abordaram o futuro da IA e seu impacto no ambiente de trabalho.
- IBM: Justina Nixon-Saintil, Chief Impact Officer , compartilhou a missão da IBM de requalificar 30 milhões de pessoas até 2030 diante dos avanços da IA e discutiu o futuro do trabalho.
- Zup: A empresa brasileira, parte do grupo Itaú Unibanco, apresentou sua plataforma StackSpot AI. Descrita como uma plataforma multiagente proprietária, ela visa tornar o desenvolvimento de software mais rápido e inteligente, usando agentes de IA orquestrados para ampliar a produtividade das equipes. O objetivo, segundo a Zup, é “democratizar a IA generativa” para engenharia de software, reduzindo o time-to-market. Um estande interativo permitiu aos participantes experimentar a criação de seus próprios agentes de IA.
- Meta: Embora não diretamente atribuído a um palestrante específico nos trechos, a perspectiva da Meta sobre a evolução para a IA Agente (Agentic AI) foi um ponto chave. Essa próxima geração de IA busca compreender intenções, emoções e contextos, indo além da simples execução de comandos para poder raciocinar, tomar decisões e aprender. Isso estaria impulsionando uma mudança da “economia da atenção” para a “economia da intenção”, onde a meta é alcançar uma “hiper relevância emocional” através de agentes digitais empáticos e éticos
Um ponto de equilíbrio sobre todos os conteúdos de IA, foram paineis como da Ivete Sangalo e da Giovanna Antonelli.
Ivete falou sobre a importância da autenticidade, da responsabilidade como criadora em criar conteúdos bem alinhados com o que a marca quer transmitir.
E Giovanna, brilhou no palco, mostrando cases de sucesso de sua influência. Desde o esmalte azul que vendeu 30 milhões de frascos e esgotou o pigmento na China, até a pulseira de sua personagem Jade que virou febre no Brasil. Gio humanizou o tema, mostrando que nós influenciamos nas conversas que temos e pela postura que apresentamos ao mundo. Estamos influenciando o tempo todo, inclusive no silêncio.
O rapper e músico norte-americano Aloe Blacc falou sobre o verdadeiro AI = AUTHENTIC INFLUENCE, o que de fato faz o ser humano SER humano.
O Web Summit Rio 2025 reafirmou sua vocação como um ponto de encontro verdadeiramente global. Essa internacionalização foi visível em iniciativas específicas, como o estande e o evento paralelo da Work in Finland, promovendo ativamente oportunidades de carreira e para startups na Finlândia , e a presença da Austrian Business Agency, convidando os participantes a explorar as possibilidades na Áustria.
Curtiu nosso resumo?
Aproveita e compartilha nas suas redes sociais e siga a Fábrica de Criatividade no Instagram e LinkedIn:
https://br.linkedin.com/company/fabricadecriatividade
Se sua empresa estiver procurando treinamentos corporativos super criativos ou consultoria criativa responda o forms abaixo e fale com nossos consultores.