Skip to main content

Sim, é possível desenvolver as suas ideias e transformá-las em dinheiro

A princípio quando falamos de desenvolver as nossas ideias criativas com quem não tem muita familiaridade com este assunto, logo vem aquele questionamento sobre criatividade ser um dom.

E a Fábrica está aqui para te dizer que NÃO, criatividade não é dom! E, sim, é possível transformar essa ferramenta em dinheiro! Como? A gente te explica nesse texto!

A criatividade é o caminho do AGORA

Segundo uma pesquisa da IBM, com mais de 1.500 diretores executivos, a criatividade foi classificada como fator número um para o futuro sucesso dos negócios, acima até mesmo, da disciplina gerencial.

Por outro lado isso se deve ao fato de que o mercado fica cada vez mais competitivo, tornando o diferencial, instrumento essencial. Juntamente, com as mudanças constantes das indústrias, as metas e prioridades dos negócios também precisam mudar.

Em 2019 na 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU, protagonizada pela Indonésia e apoiada por 81 países, foi declarado que 2021 seria o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo pesquisa do Banco Interamericano, se a economia criativa fosse um país teria o quinto maior PIB, de 4,3 bilhões de dólares (maior que o PIB da Alemanha). Ao passo que esse setor movimenta cerca de 144 milhões de profissionais no mundo. Dessa forma em meio crise e pandemia ,a economia criativa conseguiu se reinventar e só cresceu.

A princípio como resultados esperados desse movimento estão o aumento da consciência, a promoção da cooperação do trabalho em rede, incentivo ao compartilhamento de melhores práticas e experiências, aprimoração da capacidade dos recursos humanos, promoção de um ambiente favorável em todos os níveis e o enfrentamento aos desafios da economia criativa.

A Fábrica de Criatividade, a Universal Studios, a Disney e o Cirque du Soleil são alguns exemplos de renda direta pela indústria criativa.

O poder e o desenvolver de uma mente criativa

De acordo com o que já dizia Albert Einstein: “Criatividade é a inteligência se divertindo”. E, uma mente que se diverte é capaz de inspirar tendências, gerar soluções e inovações, resolver problemas, estimular a coragem e a ousadia, promover diferencial competitivo, facilitar a comunicação, favorecer o crescimento pessoal e profissional, fomentar a diversidade e superar limites.

Dessa forma, a Fábrica te dá 5 dicas para transbordar a sua caixa:

Primeiramente, cuide da sua saúde. Alimentação equilibrada, sono em dia e uma vida mais saudável são os primeiros passos para uma mente e cérebro mais ativos e criativos.

Portanto assista mais filmes, séries, leia livros e visite lugares diferentes. Sempre que praticamos essas atividades simples, acabamos abastecendo nossas mentes de ideias. Nós somos capazes de absorver muitas informações só de observar.

Em síntese converse com outras pessoas. A troca de conhecimento é sem dúvidas, uma das ferramentas mais ricas. Seja com um familiar, amigo ou até mesmo colega de trabalho, numa conversa podemos encontrar o caminho para a resolução de um problema.

Dessa forma encontre o seu ambiente ideal. Um local organizado, com decoração e uma música que te agradem pode ser o que falta pra você conseguir colocar suas ideias no papel. Quando nos sentimos confortáveis num ambiente, logo, nos sentimos mais à vontade para criar.

Ócio criativo. Por vezes, os bloqueios criativos são comuns e fazem parte do processo. Porém, são sinal de alerta! É hora de respirar e parar pra poder voltar a pensar e planejar. Meditação, trabalhos manuais, desenhos e a realização de coisas sem objetivo específico podem ajudar nesse momento.

Por fim, quando esgotar esses cinco passos, tente ler mais. Faça algo pela primeira vez, mais vezes. Realize brainstorms, seja sozinho ou em grupo, explore o maior número de ideias, não imponha regras, todas as ideias são válidas. Faça algo inédito, é preciso sair do comum para desenvolver as nossas ideias criativas.

A Fábrica tem domínio para te ajudar nesse processo

Portanto, se você quer alcançar resultados de sucesso em seu CNPJ, a partir da criatividade, a Fábrica oferece soluções de inovação e consultoria para qualquer tipo de negócio. Do mesmo modo, se quiser resultados em seu CPF, podemos te trazer respostas através do nosso curso online, o Clube da Criatividade.

Já atendemos empresas como Facebook, Nestlé, Disney, Honda, Senac, Elanco, Bayer, Itaú, Extra, Coca-cola, entre muitas outras.

Ainda oferecemos diversos outros serviços, como o CAAS, primeiro plano de assinatura de uma consultoria de criatividade e inovação.

Bem como, realizamos treinamentos, workshops, desenvolvemos jogos, tudo isso pautado em um acrônimo criado pela Fábrica, o CADE A FOCA PIMBA, composto por 14 ferramentas criativas incríveis.

Conheça mais nos chamando em nossas redes sociais ou nos consultando através do consultoria@fabricadecriatividade.com.br

Por Karina Mendes

Fontes: Ideia Clara, Metodo Supera, Na Prática, Cristiane Thiel, Pucrs