Skip to main content

Combinar equilíbrio entre vida pessoal e profissional tem se mostrado ser um fator de grande impacto nas empresas.

Bem estar dos colaboradores, produtividade e pertencimento são exemplos dos ganhos que as empresas podem ter ao investir nesta prática.

Apesar desse conceito ter surgido nos anos 70, nos últimos anos a discussão sobre ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional tem se tornado mais frequente. Com o avanço da tecnologia nos proporcionando comunicação 24 horas por dia e na palma da mão, ficou ainda mais desafiador não levar o trabalho para a vida pessoal. 

Nos acostumamos a dar uma última olhada nos e-mails e WhatsApp corporativo depois do jantar e antes do café da manhã. Com o escritório em mãos, fica desafiador parar. Mas esse desafio não precisa ser só do funcionário, a empresa também pode proporcionar incentivos para que haja harmonia entre a vida pessoal e profissional.

É fundamental aceitar que o trabalho é apenas uma parte da vida das pessoas, além do trabalho as pessoas têm seus compromissos familiares, com os amigos, atividades nos lares e uma outra área que teríamos que investir tempo, é o tempo com a gente mesmo.

Mais do que encher a nossa agenda pessoal com os outros, temos que pensar e reservar tempo de qualidade para atividades de autocuidado, seja atividade física, psicoterapia, curso de artes, prática de música, leitura etc.

Pensando nisso, aqui na Fábrica de Criatividade lançamos um treinamento prático, um dia de descompressão na nossa sede, um dia para deixar os problemas do trabalho e dos outros do lado de fora da porta e investir tempo e atenção em nós. Além do Autocuidado, essa experiência provoca o participante a pensar nas suas relações, seja com o outro ou com ele mesmo.

Parece óbvio falar que nós temos que investir tempo com autocuidado mas você se surpreenderia com os feedbacks que já recebemos. A correria cotidiana joga essa prática lá para o final da fila!
Se você já viajou de avião, sabe que deve colocar a máscara de oxigênio primeiro em você para depois tentar salvar alguém, não é mesmo?

E o que as empresas ganham investindo em cuidado com os funcionários? A saúde mental deles melhora e por consequência, seus resultados! O cortisol (hormônio produzido em situações de estresse) diminui e a dopamina (neurotransmissor do bem-estar e motivação) é liberada na corrente sanguínea. 

Incentivar o funcionário a dedicar tempo para ele mesmo, o motivará a estar realmente presente durante sua jornada de trabalho, além de promover um maior senso de pertencimento. O pertencer, é uma ferramenta poderosa quando falamos de saúde mental e produtividade. E quando o colaborador percebe que sua empresa não o olha apenas como um número, mas sim como uma pessoa, que entende suas fraquezas, suas vulnerabilidades mas que está junto, vem o sentimento de: faço parte -> logo -> tenho um maior senso de responsabilidade.

A confiança também é um dos fatores que aumenta a sensação de bem-estar e logo, os resultados. A Dinamarca, que foi considerada por muitos anos o país mais feliz do mundo, diz que um dos principais fatores de felicidade, é confiar nas pessoas. Com o trabalho híbrido e remoto, as empresas precisam confiar e demonstram isso ao permitir que esses modelos aconteçam. Claro que depende muito do setor da empresa mas num geral, sempre existem áreas que não tem a necessidade de estar presencial e essa possibilidade, é um fator de confiança também. 

A empresa que investe no bem-estar e segurança psicológica de seus funcionários está fomentando a inovação, ainda que indiretamente. Em um ambiente onde eu sei que tenho liberdade para expor minhas ideias, opiniões e preocupações, é um ambiente onde todos sentem liberdade para criar mais, inovar mais, correr riscos e ter maior tolerância ao erro, pois estão mais abertas e dispostas.

E por isso, sempre que iniciamos uma jornada de inovação com os nossos clientes, começamos pelo pilar Ambiente, incentivando a propagação de um ambiente seguro psicologicamente para que a inovação aconteça. O primeiro passo que damos, é o desbloqueio da criatividade e depois navegamos por conteúdos como Protagonismo e Influência, Diversidade, Habilidades do Futuro, Comunicação e muito mais.

Somos apaixonados por Criatividade e Inovação e sabemos que um ambiente equilibrado,  é um solo fértil para que as boas ideias saiam do papel.

Quer saber mais como levar nossa consultoria para sua empresa?
consultoria@fabricadc.com.br

Autora Paty Cassaca