Você certamente já ouviu a famosa frase da Walt Disney, “É divertido fazer o impossível, pois lá a concorrência é menor”. Se não ouviu, te explicamos o conceito, ela fala sobre inovação!

Aliás, muito se fala em inovação, mas a pergunta é: você sabe o que realmente significa inovar? Como uma consultoria de criatividade e inovação, na Fábrica temos muito claro em nossas mentes o que isso quer dizer, mas o que percebemos é que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse conceito.

Pois bem, inovar significa criar algo novo! A palavra vem do termo latino “innovatio”, e refere-se a uma nova ideia, método ou objeto que pouco se parece com qualquer coisa já vista antes.

Grace Hooper, analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos entre 1940 e 1950 e criadora da linguagem de programação de alto nível Flow-Matic disse, “A frase mais perigosa que existe é: Nós sempre fizemos desse jeito antes.

Para inovar é preciso sair da zona de conforto. É tentar o novo, conforme aquela velha expressão de “pensar fora da caixa”.

Na lista de empresas mais inovadoras do mundo temos o Google que surgiu com a ideia de hospedar e desenvolver uma série de serviços e produtos baseados na internet. A Nike que com o seu logotipo emblemático e o slogan “Just do it” (“apenas faça”, em tradução livre) passou a fabricar não apenas tênis, mas sonhos. A Netflix que de um serviço de entrega de DVD pelo correio,  se transformou na maior plataforma de streaming do mundo, revolucionando a forma como consumimos filmes, séries e documentários. E claro, não tem como não citarmos a Apple que transformou o mercado de tecnologia, principalmente, o da telefonia móvel.

“Às vezes, quando você inova, comete erros. É melhor admiti-los rapidamente e continuar a melhorar suas outras inovações”, afirmou Steve Jobs, fundador da Apple.

É importante lembrar que, os erros fazem parte do processo de inovação. Para o surgimento de uma novidade é necessário praticar a ideia para que assim, sejam feitas melhorias e surjam questionamentos. E claro, é preciso estruturação de projeto e criatividade.  

Está afim de inovar? Bora começar da maneira que fazemos aqui na Fábrica. Colocando suas ideias no papel, se perguntando se mais alguém já pensou naquele problema e pesquisando soluções nunca dadas antes.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse é só acompanhar nossas redes sociais. Estamos no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Por Karina Mendes