Flexibilidade cognitiva, criatividade, inteligência emocional, resolução de problemas complexos.
O que essas palavras tem em comum?
Elas fazem parte de um “mapa” criado pelas maiores lideranças do mundo reunidas anualmente no Forum Econômico Mundial em Davos-Suiça pra prever quais habilidades o profissional do futuro terá tem que ter de 2020 em diante para ter sucesso no mercado de trabalho.
A Bosch uma empresa mundial de tecnologia e serviços nos convocou para falar para mais de 300 multiplicadores de conhecimento (la chamados de trainers) sobre este tema e desenvolver um projeto e já estava tudo certo pro kick-off de lançamento: auditório preparado, liderança motivada, coffee break encomendado, dinâmicas testadas, holograma pronto, tudo perfeito e aguardando até que…
…Corona vírus surgiu na equação e 2 dias antes do evento a Bia, uma das organizadoras do evento, nos mandou um email: “infelizmente devido ao vírus e as recomendações do governo e da nossa matriz o evento terá que ser adiado ou cancelado”. Acabei de ler o email e refleti: “Poxa, somos uma empresa que se chama “Fábrica de Criatividade” e fomos chamados para falar de “flexibilidade cognitiva” e “resolução de problemas complexos” parece que “deixar pra depois” ou “aceitar um vírus de escala mundial acabar com o evento” não era uma opção nesse cenário.
“Transformar problemas em oportunidades” pode ser traduzido como um resumo das 10 habilidades do futuro, então ficamos as próximas 24 horas transformando todo o conteúdo que ficamos mais de 1 ano pesquisando, produzindo e pensando para ser “ao vivo”, para que ele ficasse com a mesma qualidade, interatividade e aprendizado só que “online”.
Liguei para Bia e contei do desafio e da oportunidade e eles abraçaram a ideia, foram atrás de toda a logística e tecnologia pra viabilizar (nesta parte tivemos a “sorte” de ter uma empresa multinacional (Bosch) de tecnologia por trás do evento que tinha uma plataforma com link dedicado e exclusivo já em funcionamento) e fizemos um evento híbrido, com cerca de 12 pessoas presenciais (a recomendação na data era pra eventos de mais de 20 pessoas serem cancelados) e mais de 300 colaboradores online, todos eles interagindo no chat e em dinâmicas originais e divertidas que bolamos pra funcionar on-line e foi épico!
Durante o workshop (que durou mais de 3 horas) foi batido o recorde de acessos em treinamentos online na Bosch, e teve o NPS do evento incrivelmente bem avaliado com frases como “nem ao vivo interagi tanto em um workshop na vida”, “sinto que estou pronto pra me reinventar e ainda me diverti”, “conheci assuntos que nem imaginava que existiam e agora não tem como continuar a vida sem eles”.
A liderança da Bosch nos deu um feedback que valeu muito a pena o esforço coletivo, entregamos um evento marcante e em vez de uma “história triste” de algo que não aconteceu, cravamos um case de sucesso, adaptabilidade e flexibilidade cognitiva em meio a uma das maiores crises do nosso século.
A frase “faça do limão uma limonada” foi atualizada com sucesso.
Projeto
Bosch Conferência
Cliente
Bosch
O que fizemos?
Conferência para +100 pessoas totalmente online.