Skip to main content

O que influencia nossas emoções? Burnout ou seria Cultura da relatividade?

Antes de liderar pessoas, precisamos aprender a liderar nós mesmos.

Conhecer nossas emoções, o que nos tiram da razão e o que nos trazem para o consciente.

Todos temos “elefantes” internos para domar diariamente, por isso, é tão importante o autoconhecimento. E como entender mais o que influencia isso? 

Ambiente influencia?

Decorações, clima, padrões de comportamento, ambiente estressante vai nos deixar mais estressadas.

Quanto mais eu me estresso, mais o ambiente fica ruim. O que vem primeiro?

O oposto também é verdade, ambientes leves nos deixam seguros e conduz nossa postura positiva.

É VERDADE ESSE BILHETE?

1 a cada 3 pessoas estão sofrendo de burnout.

(fonte: OMS)

Sobre cultura

Mutilação genital feminina é cultura ou violência?

Os dois, depende de onde você nasce. Em algumas aldeias é cultura. Para nós, é violência clara e direta.

Mudar é difícil. Temos medo do novo.

Escolha do cérebro

Mas nós temos um cérebro de 1,5kg que consome 1/4 da nossa energia corporal, e ele quer sempre economizar energia. Para aprender algo novo, ele precisa gastar bastante energia…então já viu, né?!

Mas como temos neuroplasticidade, conseguimos usar muito mais, mas precisamos entender que nosso cérebro irá resistir a isso, e sermos mais fortes do que ele.

Aqui na Fábrica DC, sempre falamos que quando falamos de resolver um problema, ninguém quer, mas se transformamos em um desafio, as pessoas ficam curiosas e querem fazer.

E foi exatamente isso que um vídeo mostrou, pegaram uma escola e gamificaram as escadas de uma escola, fazendo com isso aumentar 75% do uso da mesma.

Como fizeram? De forma simples, colocaram cores diferentes baseadas no “doodle jump stairs”, que deu vontade das pessoas se desafiarem a subir as escadas apenas pisando em uma cor.

Ou seja, Sandra Gioffi, trouxe em 20 minutos de conversa, conteúdos sobre que nos fizeram refletir, desde como precisamos lidar com nossas emoções para poder liderar outras pessoas, passando nos fazer entender que nossa verdade não é absoluta e por isso precisamos entender a cultura e visão de mundo das pessoas, até fechar explicando um pouco sobre neurociência e como nosso cérebro precisa ser estimulado.