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O que manterá profissionais e empresas vivos, relevantes e sustentáveis – hoje e para o que o futuro nos reserva?

Ser capaz de pensar diferente, grande, com ousadia. Enxergar oportunidades nos problemas, resolvê-los de forma original. E, principalmente, viabilizar e materializar as melhores ideias, usando a Criatividade para gerar Inovação.

Para isso, é necessário entender e aplicar a Gestão da Inovação!

Conceito

A Gestão da Inovação é um processo crescente, que envolve todo o ecossistema de inovação, com uma preparação (diagnóstico), um começo (ideação), um meio (implementação) e um fim (geração e aferição de resultados). Tudo isso potencializado pela conectividade e interrelação.

E que não termina, pois mantém esse processo contínuo de geração de ideias em constante movimento.

O Gartner define a gestão da inovação como uma disciplina de negócios que visa impulsionar um processo ou cultura de inovação repetível e sustentável dentro de uma organização. As iniciativas de gestão da inovação se concentram em mudanças disruptivas ou em etapas que transformam o negócio de alguma forma significativa, de maneira incremental ou adaptativa.

Portanto, Gestão da Inovação ocorre em interação direta e constante com Estratégia, Cultura e Execução, gerando a Ambidestria Organizacional.

Os pilares do ecossistema de inovação

Pode até não ser um sistema tão simples, mas se torna dinâmico e produtivo quando os atores do ecossistema se unem:

Figura – Atores do ecossistema de inovação

Fonte: https://distrito.me/blog/o-que-e-ecossistema-de-inovacao/ 

O que move o ecossistema de inovação:

Há vários motores que fazem girar o ecossistema de inovação, entre os quais temos:

  • Interação das empresas em diversos setores.
  • Transformação digital para o surgimento de novas ideias.
  • Atuação conjunta dos diversos players atuando para beneficiar a todos – agir localmente e pensar globalmente. 
  • Uma abordagem disruptiva e descentralizada, que interconecta ambientes em favor do compartilhamento de informações, experiências, dados e a comunicação. 
  • É ter e ser uma inovação aberta para oferecer soluções para diferentes problemas.

Tipos de inovação

Podemos encontrar vários tipos e tantos exemplos de cada uma, pois a inovação acontece de formas diferentes num amplo espectro. Seguem aqui 3 tipos em destaque, atualmente:

Incremental: esta inovação melhora constantemente os produtos, serviços, processos atuais e novos – e tudo isso ajuda a empresa a prosperar com esse plus ao oferecer melhorias (exemplo: Gmail, que adicionou funcionalidades ao seu propósito inicial e potencializou a experiência do usuário).

Radical: a inovação que muda o cenário interno e externo, e eleva o nível do produto ou serviço, moderniza processos e mantém a empresa à frente da concorrência, por trás de grandes ideias (exemplo: Picpay, uma fintech que disponibiliza diversas funcionalidades para pagamentos com praticidade, pelo seu app).

Disruptiva: inovações disruptivas, também chamadas de revolucionárias, são capazes de mudar o comportamento do mercado por meio de um movimento que abraça muitas pessoas ao mesmo tempo (exemplo: Netflix, um serviço de streaming que inovou ao oferecer o seu serviço de vídeo por assinatura mensal).

A gestão da inovação é um diferencial!

Entre outros diferenciais, temos:

  • É o que separa grandes inovadores de grandes “dormentes”.
  • Constrói relacionamentos ao atender necessidades específicas.
  • Abre oportunidades para, mesmo diante da diversidade, se destacar.
  • É um ponto forte e de sucesso para todo profissional e empresa.
  • Promove crescimento ao agregar valores para os stakeholders.
  • É essencial reunir ideias, implementar e, com isso, se descobrir e redescobrir a cada inovação.
  • Gera engajamento interno e com o mercado.
  • Ajuda a empresa a ser melhor e mais rápida em seus processos.
  • Permite ficar à frente da concorrência porque a gestão da inovação ajuda a gerar novos negócios – produtos, serviços, tecnologias etc. para um mercado em constante mudança.
  • Facilita a entrega de grandes ideias porque resultam em ganhos significativos.

O sucesso da gestão da inovação

Basicamente:

  • Inovação deve estar declarada na estratégia, missão, visão e valores da empresa.
  • É essencial que a empresa apoie e adote uma cultura de inovação.
  • Conectar-se com o ecossistema e parceiros diferenciados – a empresa deve aproveitar a tecnologia colaborativa, como as redes sociais, para gerar fluxos constantes de dentro para fora – cultura do feedback.
  • A empresa deve valorizar e investir em seu capital humano, em suas competências e top skills – é uma ação altamente incentivadora para geração de ideias de qualidade, em troca.
  • Ter uma infraestrutura física e tecnológica para viabilizar sistemas e processos e capacitar a equipe a produzir com mais eficiência e gerar ideias cada vez mais poderosas. Sempre que possível se apoiando nos métodos de gestão ágil de projetos.

Conclusão

A inovação não se trata apenas de criar novos produtos ou serviços, mas de mudar o mindset da empresa, dos profissionais, dos métodos. É essencial contar com uma gestão eficiente para a tomada de decisões estratégicas eficazes – da ideação até a implantação das ideias e acompanhamento por meio de métricas apropriadas de entrada e saída, diminuindo custos e aumentando os lucros, garantindo que as metas de negócios sejam alcançadas e mantidas em alto nível, gerando valor significativo a todos os envolvidos.

Principais considerações:

  • As ideias criativas podem vir de qualquer pessoa, e todas devem ser acolhidas e avaliadas pela gestão de inovação, de modo que não caiam no vazio – isso valoriza e estimula seus idealizadores, ainda que não sejam implantadas. 
  • Importante saber que gerenciar a inovação pode não ser fácil, porque sempre existirão obstáculos internos e externos ao longo da jornada, que podem ser vencidos, quando se tem uma cultura certa, que atrai e mantém os potenciais inovadores e parceiros com mesma visão de negócio e sucesso e compartilham dos mesmos valores.
  • A organização depende de seus objetivos estratégicos, recursos e DNA organizacional, que envolvem suas competências essenciais e a sua cultura – um sistema que flui por quando se tem uma mentalidade de crescimento e top skills em plena atividade.

O fato é que as empresas que não inovarem, simplesmente não resistirão ao futuro. #ficaadica

Acreditamos que “Criatividade é o upgrade da vida”.

Precisa de apoio para implementar a Gestão da Inovação? Bora conversar! Nós aqui, da Fábrica de Criatividade,  estamos prontos para te apoiar nessa construção.

Victor Mirshawka Junior – Consultor Sênior – Fábrica de Criatividade

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