Quando Jules Rimet quis fazer a aproximação das nações através do futebol por volta de 1928, possivelmente nem poderia imaginar que os torneios mundiais se tornariam referência para inovar, inclusive o setor corporativo. Afinal, raríssimas são as empresas que não usam o termo “time” e não fazem um comparativo com as posições dos jogadores de uma seleção.
Desde sua estreia, a Copa do Mundo, além de oferecer momentos de festividades e encontro entre as nações, também proporciona troca de experiências e melhorias em muitas áreas de nossas vidas. Por meio desses encontros, é possível perceber como grandes inovações acontecem de uma maneira relativamente simples.
Quando as nações se encontram, é facilmente perceptível o que elas têm em comum. Por exemplo, as leis de trânsito! Oras, mas o que as leis de trânsito tem a ver com Copa do Mundo e futebol? Tudo a ver!
Durante um jogo da Inglaterra contra a Argentina, na copa de 1966, formou-se uma discussão entre o árbitro inglês e o capitão da Argentina. Como os idiomas eram diferentes (olha o encontro de cultura aí, pessoal!), a briga foi maior do que deveria e houve uma dificuldade imensa de dizer que o capitão Argentino estava expulso. Esse episódio foi marcante e na Copa seguinte, em 1970, surgiu uma solução para esse tipo de problema inspirada nas cores dos semáforos de trânsito: amarelo = indicando advertência ao jogador e, vermelho = expulsão.
Não é legal perceber que um simples olhar para aquilo que se tem em comum pode resolver muitas coisas de maneira prática, sem dar margem para grandes discussões?
Dá pra notar, que vale a pena checar o que se tem em comum na corporação e buscar meios eficazes de interação, comunicação e formato de trabalho. Às vezes um comunicado com a cara e o jeito dos colaboradores, poupa horas de alinhamento e reuniões e permite que cada um desempenhe o seu papel com mais assertividade.
Quer saber outro artifício que começou a ser usado em Copa do Mundo e que foi inspirado no olhar ao redor? o VAR! Sim, o Video Assistant Referee! Imaginem que sistema de transmissão e monitoramento, usado para comunicação e segurança, se adaptou e entrou em campo em 2016 para bater um bolão com todas as seleções. E promete ficar e se aperfeiçoar, mais e mais.
E o que você está observando ao redor que pode entrar com tudo dentro de sua empresa? Bora ampliar o olhar e propor ideias fora do padrão! A inovação surge em todos os locais de uma forma imprevisível, se permita se permitir e deixe a criatividade falar!
Clique aqui para conhecer nossos treinamentos