O edutainment é um novo conceito que veio nos mostrar que educação e entretenimento dão match

Vivemos a era digital ou era da informação, que se refere a um período que teve início no final do século XX. Essa mudança de período e o avanço cada vez mais rápido e intenso da tecnologia impactaram diretamente a forma como trabalhamos, nos comunicamos, pensamos, agimos, recebemos e transmitimos informações. Alguns cliques em nossos celulares ou computadores, e lá está, um mundo de conhecimento.

Junto de uma nova era, surgiu um novo conceito, o Edutainment. Essa palavra te diz alguma coisa? Você sabe o que significa? Edutainment une duas palavras do inglês, são elas, educação e entretenimento. Ou seja, é um conceito que se baseia no aprendizado através do entretenimento. Funciona mais ou menos assim, a educação é o objetivo, já o entretenimento é o meio para o aprendizado.

O intuito do edutainment é que nós possamos absorver conteúdos e adquirir conhecimento cada vez mais de maneira leve, sem que isso seja ou pareça uma obrigação.

Há inclusive, um estudo realizado pela UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) mostrando que as ferramentas tecnológicas educativas melhoram 32% o rendimento dos alunos em física e matemática, comparadas aos conteúdos tradicionais passados em sala.

A educação através das instituições de ensino (escolas, faculdades, cursos) é imprescindível, mas o edutaiment nos traz uma nova opção, hoje em dia podemos aprender através de séries, documentários, filmes, músicas, softwares e até mesmo games. E neste caso, já não estamos apenas falando apenas de crianças e adolescentes, mas de pessoas em geral.

Quem não gosta de um bom Netflix? Agora, você já parou pra pensar no tanto de informação que essa ferramenta é capaz de proporcionar? Seja por meio de um documentário, ou até mesmo por meio de séries, sejam elas baseadas em fatos reais ou não. É possível saber um pouco mais da vida da Rainha Elizabeth II através de “The Crown”, e aprender um pouco sobre medicina com “Greys Anatomy”, por exemplo.

Precisamos destacar também o YouTube, onde é possível encontrar canais sobre os mais diversos assuntos, com conteúdos relevantes e que prendem a atenção. O canal da Fábrica é um exemplo, nós damos diversas dicas e ferramentas sobre criatividade, inovação, entre outros.

O fato é que vivemos num momento que transborda informações e distrações, e sendo o edutainment um meio de aprendermos com coisas que gostamos, esse conceito sem dúvidas tende a ganhar cada vez mais força. Afinal não importa a era em que o mundo se encontra, o conhecimento sempre será nossa maior riqueza!

Por Karina Mendes