Colocar-se no lugar do outro é um dos caminhos para gerar novas ideias.

Muitas vezes, na tentativa de criar e inovar, impomos ideias que só fazem sentido para nós ou para o nosso grupo de trabalho, amigos e família.

Segundo a nossa experiência aqui na Fábrica de Criatividade e a de algumas das mais importantes figuras do planejamento e da inovação espalhadas pelo mundo, a Empatia é uma das mais poderosas ferramentas de inovação. Por quê? Porque colocar-se no lugar do outro pode trazer uma valiosa meditação pra você, seja no âmbito profissional ou pessoal.

O que é empatia, afinal?

A Empatia é a capacidade de compreender emocionalmente o outro e até mesmo um objeto ou um argumento. É o ato de enxergar através do ponto de vista de outra pessoa ou mesmo, em um exercício mais complexo, de ver o ponto de vista do outro pela visão de uma terceira pessoa.

Para mergulhar nesta experiência, assista ao vídeo usando um leitor de QRcode. Vamos usá-lo como ponto de partida para alguns questionamentos.

Gostou do vídeo? Antes de racionalizar sobre o que você está sentindo, pense:

  • O que a outra pessoa está sentindo?
  • O que está pensando?
  • Quais são suas preocupações e dores?
  • Como ela enxerga o que ocorreu considerando sua personalidade?

Você pode meditar sobre isso e formular muitas outras perguntas, que podem ser respondidas por você e até serem distribuídas dentro do grupo de trabalho, para que se obtenha pontos de vista diversos.

Essa é a mudança de mindset no planejamento criativo e no processo de inovação que precisamos para compreender e lidar com as pessoas. Para isso, é preciso evitar julgamentos.

Não basta enxergar o outro

Costumamos achar que as pessoas são iguais a nós e pensam da mesma forma. Logo, esperamos que ajam como nós. Assim, ficamos inconformados com outros pontos de vista e até mesmo indignados e irritados por não entendermos um comportamento ou pensamento contrário ao nosso.

Acredite: as pessoas são diferentes. Isso mesmo. São mais de 7 bilhões de habitantes no planeta e, por mais que pareçam semelhantes, pensam e agem de forma diferente, mesmo que tenham frações de particularidade em seus comportamentos.

Baby GIFs - Find & Share on GIPHY

Aí está uma das nossas maiores riquezas: a capacidade de encontrar nos outros o melhor que têm a oferecer e utilizar essa diversidade a favor de um bem maior.

No artigo “Metodologia de Geração de Ideias de Novos Produtos Através de Interação Empática com o Mercado Consumidor”, os pesquisadores da UFSC chegaram à seguinte conclusão:

“Pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais sociais que indicam o que os outros precisam ou querem. Isto caracteriza um forte diferencial em suas profissões e negócios. (Queiroz, 1999)”

Pense em um senhor de idade que tem dificuldades para andar por sentir fortes dores. Para propor uma solução mais assertiva para lidar com o seu problema, precisamos simular essa dificuldade. Precisamos conversar com a pessoa, observar o modo como anda, tentar realmente sentir sua dor e, se possível, até colocar elásticos na nossa perna para de fato sentirmos a dificuldade dele.Isso pode ajudar a gerar insights para solucionar ou até eliminar o problema.

Quando falamos de inovação buscamos uma melhoria. Ou seja, estamos à procurade algo que possamos criar e mensurar, obtendo um resultado excepcional. Mas afinal, para quem estamos inovando? Se estamos inovando para pessoas, precisamos tê-las no centro do processo. Para isso, ter empatia é essencial.

Reflita, busque informações, experiências, pessoas que te tirem da zona de conforto, formule novas opções para a resolução dos problemas e conte conosco.

Compartilhe este artigo com os amigos. Ele pode ajudar outras pessoas a serem mais criativas e pensarem fora da caixa.

Debata as soluções propostas com eles e conte pra gente quais foram as soluções encontradas! Ficaremos felizes de saber que nosso insight gerou bons resultados para você.

Conheça o cardápio de treinamento da Fábrica de Criatividade feito pra você e a sua equipe estimularem o pensamento criativo com ferramentas, atividades e experiências “fora da caixa”!

Tenha uma formação de inovação fora do convencional: www.fabricadecriatividade.com.br/cardapio!

 

 

 

Comentários

comentários