Tem de tudo! Pra treinar o inglês, aprender sobre criatividade, inovação, programação e muito mais

Nem sempre a sala de aula é o melhor lugar para aprender coisas novas e interessantes. Às vezes, participamos de cursos, palestras e treinamentos que podem mudar a nossa vida. Basta estar conectado à internet com praticamente qualquer dispositivo à mão.

Pensando nisso, separamos sete sites que podem ensinar algo novo e, por vezes, totalmente inusitado pros leitores do blog aprenderem de tudo de forma interativa e divertida.

Infelizmente (ou felizmente) a grande maioria oferece cursos apenas em inglês. Pode ser a sua chance de, além de aprender mais e desenvolver o pensamento criativo, treinar uma nova língua!

Coursera

O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos on-line a todos.

Nele, você pode assistir a vídeos curtos, fazer testes interativos, avaliar as tarefas de colegas e interagir em tempo real com instrutores e colegas aprendizes.

Uma das coisas mais legais da plataforma é a possibilidade de receber o reconhecimento formal por sua participação com um Certificado de Curso opcional.

O site conta com a parceria de universidade e instituições como Standford University , University of Michigan, MoMA – Museu de Arte Moderna, entre outras.

Entre as instituições nacionais estão Insper, USP, Unicamp, Fundação Lemman e o Insituto Tecnológico de Aeronáutica.

O site usa a Pedagogia de Domínio, criado com base em uma abordagem desenvolvida pelo psicólogo educacional Benjamin Bloom, que ajuda os aprendizes a dominar um tema antes de passar para conteúdos mais avançados.

Site: https://www.coursera.org/about/partners/br

Code Academy

Curte informática e sempre quis saber mais sobre linguagem de programação? O site Code Academy traz cursos sobre as linguagens HTML, CSS, jQuery, Javascript, PHP, Python e Ruby, entre outras.

Agora, a boa notícia: o site já possui cursos inteiramente traduzidos para o português brasileiro! A parceria estabelecida para tornar isso possível foi com a Fundação Lemann, um instituto filantrópico com foco na educação.

Seus fundadores e colaboradores buscam repensar a educação do zero, tomando lições de empresas como o Facebook e da Zynga (desenvolvedora de games) para criar experiências educacionais e mais engajadoras na web do que as encontradas nas salas de aulas físicas.

Site: https://www.codecademy.com/pt-BR

Duolingo

Venhamos e convenhamos: nem todos nós temos facilidade de aprender inglês e outras línguas. Somando isso aos preços exorbitantes dos cursos oferecidos por aí, ficamos ainda mais desanimados e desmotivados.

Mas, o Duolingo veio mudar essa ótica de forma gratuita, oferecendo a todos uma experiência de tutor de línguas particular através da tecnologia, que mistura a experiência divertida dos games e a possibilidade de se conectar aos amigos em uma rede social.

Estima-se que mais de 3 milhões de usuários brasileiros já utilizam a plataforma, que já faz testes para avaliar o nível de aprendizado e o domínio de inglês.

Os testes fornecem certificados que já são aceitos por universidades como Harvard e o Massachusetts Institut of Technology.

Site: https://www.duolingo.com

TED-ED

O TED-Ed é o site de cursos criado pela organização não-governamental TED, que espalha novas ideias através de conferencias de curta duração (18 minutos o menos).

O Denilson Shikako, fundador da Fábrica de Criatividade, já participou do TEDxVilaMadá, uma das edições independentes do TED aqui no Brasil!

O TED-Ed se tornou uma plataforma internacional para professores criarem seus cursos de forma interativa e despertar a curiosidade de estudantes de toda parte do globo.

Segundo dados, mais de 250.000 professores utilizam a plataforma toda semana para aulas online ou presenciais.

São aulas sobre artes, tecnologia, saúde, filosofia, psicologia, religião, entre outras disciplinas.

Site: http://ed.ted.com/lessons

Fábrica de Criatividade

Poxa vida, é claro que não ficaríamos de fora desta lista! Se você já recebe os posts do blog por e-mail ou segue nossas redes sociais, já sabia disso.

Mas, se você recebeu esse artigo encaminhado por e-mail ou clicou em um link compartilhado na sua timeline, teve a chance de conhecer um dos sites mais legais para aprender coisas novas e úteis para a sua vida e carreira.

Afinal, nosso site está em construção contínua e produz conteúdo semanal sobre inovação, criatividade, lifehacking, carreira, design thinking, entre outros assuntos.

Sem contar o nosso maravilhoso cardápio de treinamentos e workshops da Fábrica de Criatividade, feitos para você e a sua equipe estimularem o pensamento criativo com ferramentas, atividades e experiências “fora da caixa”!

Tenha uma formação de inovação fora do convencional: www.fabricadecriatividade.com.br/cardapio!

Curtiu o post? Compartilhe com os amigos, deixe dicas e sugestões pra gente nos comentários! 😉

Fernando Miranda é produtor de conteúdo e analista de mídias digitas. Faz parte da equipe da Fábrica de Criatividade desde 2014, é maluco por inovação e adora compartilhar conhecimento. É também editor do sites O Filme do Livro (www.filmedolivro.com.br) e Ruído Pop (www.ruidoepop.blogspot.com).

 

 

 

Comentários

comentários